Duzentos soldados do Exército começaram nesta sexta-feira a trabalhar na construção de um muro de sacos de areia para tentar conter o avanço do mar na praia da Armação. O pessoal da prefeitura, incluindo o prefeito Dário Berger, deram as caras para acompanhar o esforço dos soldados. Põe areia em saco, põe saco em caminhão, carrega até perto da praia e monta a barricada, cansei só de olhar.

Há o temor que com a ressaca prevista para o início da semana, a água possa atingir a rodovia SC 406.

Tem casa ali já ameaçando cair, como esta da foto abaixo.

Falei com dois oceanógrafos: Jarbas Bonetti, da UFSC e Argeu Vans, do CIRAM. Para os dois especialistas, o muro é apenas uma medida provisória. Em tese, pode amenizar a situação em dois ou três episódios de ressacas e tempestade. Nada mais do que isso.

A natureza veio cobrar a conta pois as casas construídas sobre as “dunas frontais” prejudicaram todo o ecossistema. “Praia não é só o guarda-sol que usamos para descansar”, disse o professor Bonetti. “Ela é um sistema, formado pelas dunas, pela areia e pela área que está submersa. A água não eoncontra sedimentos necessários e busca nas dunas, justamente onde estão as construções”.

Resumindo, quem está no lugar errado não é o mar. São as casas.

E o que fazer agora?

Moratória e proibir novas construções? Tirar todo mundo?

Ali na Armação, como os próprios oceanógrafos explicam, é um processo sem fim. O mar vai avançar mais e mais e mais…

Resta lamentar e acender o estado de alerta.

Fica o aviso para as outras praias daqui. Onde planejam resorts, portos, marinas, aterros, estaleiros e coisas do gênero.

Santa Catarina tem um dos litorais mais belos do país justamente por suas características “selvagens” e em alguns locais “inexplorados”.

Por que mudar?

A natureza deu ao estado o seu mais belo presente: a beleza. Mas o homem, ou seja nós, não a preservamos.

Idolatramos tanto a beleza, mas teimamos em estragar tudo de belo que está diante dos nossos olhos.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap