Se engana quem pensa que somente as cachoeiras congelam em Urupema…..

Neste dois últimos dias, a água das “torneiras” congelou…  Quase cinquenta hidrômetros precisaram ser substituídos…

Pudera, o frio de 8 graus abaixo de zero congela até pensamento….

Confira abaixo matéria publicada no Terra sobre o congelamento das torneiras…. Até a casa do coordenador da CASAN na cidade ficou sem água…

Frio congela até água em encanamentos de Urupema

O frio intenso que derrubou a temperatura a quase 8 graus abaixo de zero e levou o nome da cidade de Urupema a todo o Brasil está, por outro lado, trazendo um grande problema aos moradores locais. A água nas torneiras vem congelando todas as manhãs e muitos hidrômetros precisaram ser substituídos.

Nesta quinta-feira, os termômetros de rua marcaram seis graus negativos na cidade logo ao amanhecer. A temperatura oficial, entretanto, chegou a 7,7 graus negativos. Segundo o chefe da agencia da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) em Urupema, Sebastião de Oliveira Rodrigues, em muitas residências a água congelou no próprio encanamento. Nesta quinta-feira foram registrados muitos transtornos e pelo menos 50 hidrômetros tiveram de ser substituídos.

Na minha casa mesmo estávamos sem água na pia da cozinha e do banheiro até o meio-dia”, afirmou. “A água congelou dentro da torneira e não teve jeito”.

Sebastião destacou que o problema é comum nesta época do ano, mas que o frio muito intenso aumentou o número de torneiras congeladas. De acordo com ele, fechar o registro é a melhor medida para evitar esse problema em época de temperaturas muito baixas. “Fechando o registro externo e deixando as torneiras abertas para esvaziar a água excedente é uma forma eficiente de evitar o congelamento”, disse. Localizada a 200 quilômetros de Florianópolis, Urupema registrou nesta quinta-feira 7,7 graus abaixo de zero. Na quarta-feira, os termômetros chegaram a marcar 7,8ºC negativos. O frio intenso tcongelou não só as torneiras dos moradores, mas também uma cachoeira. Um dos maiores pontos turísticos da cidade, o Morro das Torres, ainda tinha gelo em boa parte por volta do meio dia desta quinta.

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap