• Save

Hercílio Luz na outrora Nossa Senhora do Desterro: padroeira dos que vem de fora

 

Desterro…..

Estava pesquisando algo sobre o aniversário de Florianópolis quando achei uma oração de Nossa Senhora do Desterro.

 

Nada mais apropriado: na Itália, Madonna degli Emigrati ou Nossa Senhora do Desterro por aqui. É não só a padroeira de Florianópolis como de todos aqueles que foram obrigados a deixar sua pátria para se refugiarem ou a fim de procurar trabalho no estrangeiro.

 

Florianópolis se chamava Nossa Senhora do Desterro até 1894, quando teve o nome alterado pela lei 111, de autoria de Hercílio Luz – não a ponte, e sim o engenheiro que governador do estado. A santa do Desterro é considerada pelos religiosos como a Mãe Amorosa para todos os que, saudosos de sua terra natal, imploram cheios de fé e de amor o auxílio a fim de encontrarem compreensão e simpatia na terra adotiva.

Cheguei aqui em fevereiro de 2004. Desembarquei no Aeroporto Internacional Hercílio Luz repleto de esperanças e mais ainda de dúvidas. Dúvidas já não tenho mais. Esperança eu nunca deixarei de cultivar. Acho que é a minha padroeira também, de toda Florianópolis e de milhares outros “forasteiros” que amam a cidade e por aqui aportaram.

 

O dia de Nossa Senhora do Desterro é 2 de abril.

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap